Jogamos: "FIFA" e "PES" fogem da rivalidade e evoluem para agradar fãs

Oscar e Neymar são os garotos da capa dos games de futebol "FIFA 16" e "PES 2016".
 

Em mais um round do tradicional duelo de games de futebol, é gratificante ver que tanto "FIFA" quanto "PES" evoluíram bastante neste ano.
Vale dizer, são mudanças sutis, mas perceptíveis, que certamente vão agradar em cheio aos fãs cativos de cada série e dificilmente vão converter um 'fifeiro' para "PES" e vice-versa.

"FIFA 16" mantém o forte e consistente ritmo de evolução das últimas temporadas. Em campo, dá pra notar animações mais suaves, um sistema de física e colisão refinado e chutes mais realistas. Nem rápido demais, mas também nunca lento, "FIFA 16" dá ao jogador ferramentas para ditar o ritmo de jogo, acelerando passes e dribles quando necessário, mas também possibilitando proteger a bola e diminuir a velocidade, seja no ataque ou defesa.
O maior diferencial, porém, fica por conta de elementos realmente novos à série. Claramente, atrações que só puderam ser criadas neste momento em que a série "FIFA" se encontra em um nível geral de qualidade muito bom.

Ao toque do botão da alavanca analógica da direita é possível ligar e desligar uma espécie de tutorial contextual, que mostra ao jogador as opções possíveis no momento. Ao atacar pela lateral, a 'colinha' ensina como passar e cruzar, perto do gol mostra como chutar.
Na defesa as dicas são para marcar e roubar a bola ou apelar para o carrinho e assim por diante. Algo óbvio e que provavelmente não vai ser usado por veteranos, mas excelente para curtir em grupos de amigos ou ensinar o caminho das pedras para quem não tem tanta intimidade com todos aqueles botões do joystick.
Outra estrela que brilha forte no game é o futebol feminino. Os produtores comentaram várias vezes o quanto não queriam que fosse apenas uma 'skin' de mulheres jogando futebol e isso é perceptível. As animações mostram diferenças em relação aos homens e até ritmo de jogo e estratégias mudam, exatamente como acontece no futebol feminino de verdade.
"FIFA 16" chega às lojas dia 22 de setembro em versões para PlayStation 4, Xbox One, PS3, X360 e PC e terá mais uma vez Tiago Leifert e Caio Ribeiro nos comentários em português.
"PES" segue no caminho certo
"PES 2016" vai agradar em cheio os fãs devotos da série da Konami. Em plena comemoração de 20 anos da franquia - quando começou lá atrás, como "International Superstar Soccer" ("Perfect Eleven" no Japão) - o game da Konami traz animações mais suaves, que fazem o jogo fluir de forma mais rápida e natural.

Passes, chutes e lançamenos respondem com mais agilidade e precisão, assim como dribles feitos 'na mão', ou seja, puramente movimentando o jogador, sem usar comandos de botões para dribles especiais.
Por sinal, essas fintas ganham o retorno da clássica 'cortada para dentro', sucesso na época de PS2, feita ao apertar o botão de chute e o de passe logo em seguida.

É um jogo mais rápido e versátil, mas sem fugir do estilo consolidado em "PES 2015", que colocou a série de volta nos trilhos do sucesso.

Comentários

Tudo Sobre Games a 10 anos no Ar!






Big Blogg Gamer 1

Big Blogg Gamer 1
Veja a primeira edição

Big Blogg Gamer 2

Big Blogg Gamer 2
Segunda edição do Reality

Big Blogg Gamer 3

Big Blogg Gamer 3
Terceira edição do Reality

Big Blogg Gamer 4

Big Blogg Gamer 5

Big Blogg Gamer 6


Big Blogg Gamer 7