Em uma transmissão ao vivo, direto da GameStop Expo em Las Vegas, O Gerente de Produtos do Xbox, Patrick Perkins, deu algumas declarações interessantes sobre a evolução do Xbox One
e sobre a quantidade de jogos exclusivos que o console vem recebendo,
que automaticamente está aumentando a base de vendas do aparelho.
Segundo ele, a Microsoft e a equipe do Xbox já sabiam, mesmo antes do lançamento, que este seria o ano do console.
“Você na verdade vê uma
linha de lançamentos à frente. Antes de lançarmos o Xbox One, nós
sabíamos que este era O Ano. Você olha para o ciclo de desenvolvimento
e consegue saber quando tudo vai se reunir.
Sabe que é engraçado que em 2007, em
um período de um ano, em um dos feriados da vida do Xbox 360 você viu o
lançamento do primeiro Bioshock, você viu Halo 3 ser lançado, você viu o
primeiro Assassin’s Creed e depois veio Rock Band, Guitar Hero também
chegou arrebentando… No próximo feriado você teve Mass Effect, GTA 4.
Tudo isso em apenas um ano.
Para mim, aquela foi a era de ouro
dos jogos. Eu penso que esse ano tem tudo pra ultrapassar isso. Se
pensarmos nos exclusivos como Halo, Tomb Raider, Forza e outros grandes
jogos como Battlefront, Black Ops 3, Fallout. Tudo isso em um período de
um ano, é muita coisa.
E naquele terceiro ano do Xbox 360,
nós descobrimos quando os desenvolvedores estão realmente começando a
entender a nova tecnologia, o que ela pode fazer, as coisas novas que
ela pode gerar. Porque sempre que há um lançamento, sempre existirá esse
tempo de aprendizado… é uma rampa lenta, mas estamos firmemente lá
agora. Então, isso é muito emocionante.”
Veja também: 10 motivos para comprar um Xbox One
Perkins ainda mencionou que
houve um tempo em que os jogadores compravam um controle extra para
poder jogar de dois jogadores em suas casas. Agora, cada jogador compra
2, 3, 4, às vezes 5 controles e a maioria deles não compra para jogar
com alguém, compram para colecionar as diferentes cores e modelos que a
Microsoft vem criando constantemente e os consumidores vem gostando.
Sem dúvida alguma esse tempo de
aprendizado que os desenvolvedores precisam existe e a grande prova são
os lançamentos cada vez melhores que estamos recebendo. Metal Gear Solid V, The Witcher 3 e o mundo vasto de Mad Max
são exemplos de como uma nova geração de consoles é importante para
manter esse mercado vivo. Até quando o modelo de negócio vai durar, com
tanta gente reclamando dos consoles serem mais fracos que um PC top,
ainda não sabemos. Mas é fato que os consoles conseguem criar uma
sensação de evolução muito grande quando mudamos de uma geração para a
outra.
E o sucesso do Xbox, e também do PS4,
porque não, parte dos jogos que estão em desenvolvimento e sendo
lançados. Cada um mais detalhado que o outro e sem dúvida alguma os
lançamentos deste ano vão fazer a disputa do número de venda dos
consoles se acirrar. O Playstation 4 não possui tantos exclusivos de
peso a caminho, mas o Xbox One vem arrebentando. Nós, jogadores só temos a ganhar com essa disputa.
Comentários